Carta de Serviços - Modalidades

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Competências das Modalidades:

Educação do Campo

  • ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
  • ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.

 

Educação Especial

  • coordenar as especialidades de Deficiência Visual, Auditiva, Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Funcionais Específicos, Deficiência Física Neuromotora, Salas de Recursos Multifuncionais;
  • organizar reuniões e/ ou eventos que possibilitem a formação continuada de professores e equipes pedagógicas das instituições que atendam estudantes com necessidades educativas especiais;
  • assessorar pedagogicamente as equipes pedagógicas das instituições regulares de ensino e secretarias municipais no processo de identificação, triagem e avaliação no contexto escolar e inclusão de alunos nos serviços de apoio especializado (pais, professores e avaliadores).

Educação Indígena

  • ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
  • reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.

 

Educação Profissional

  • realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
  • orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
  • ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 


Educação de Jovens e Adultos - EJA

  • realizar o acompanhamento pedagógico aos CEEBJA e às instituições de ensino que ofertam a modalidade EJA, a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com  objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, o abandono e evasão escolar;
  • promover a qualificação aos estudantes, de forma a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão;
  • propiciar a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental - fase II, para pessoas a partir de 15 anos de idade e a conclusão do Ensino Médio, em um ano e meio, para pessoas a partir dos 18 anos de idade.

 

 

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h
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