Alunos do Paraná chegam à semifinal de competição com projeto de sabonete antipulgas 29/08/2025 - 16:20

Com criação de um sabonete antipulgas, cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Herbert de Souza, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conquistaram uma vaga entre os 20 semifinalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil. A competição online é uma iniciativa da empresa de tecnologia Samsung, que reconhece projetos científicos inovadores desenvolvidos por jovens de escolas públicas de todo o País. Os alunos foram orientados pela professora de Química Pauline Henrique Fernandes.


O projeto “Erva de Santa Maria: sabonete antipulgas sustentável e natural” utiliza as propriedades da planta para desenvolver um produto ecológico capaz de combater pulgas e carrapatos em animais domésticos. A solução busca ser mais barata, acessível e segura, evitando intoxicações nos pets, especialmente gatos, além de reduzir os impactos ambientais causados por produtos químicos convencionais. 


“Estamos impressionados com a qualidade das ideias apresentadas na competição. O fato de estarmos entre os semifinalistas já é uma grande vitória. Mais do que a classificação, o que importa é a experiência transformadora que nossos estudantes estão vivendo”, disse a professora Pauline. A mentora se inspirou em sua mãe, que atua em uma ONG de proteção animal. No caso dos alunos, a inspiração foi a convivência com familiares que cultivam saberes ligados às plantas medicinais.


Para Larissa de Almeida Penteado, de 16 anos, a oportunidade é única. “Nosso projeto é uma solução sustentável que alia saúde animal e preservação ambiental. Tenho ajudado no desenvolvimento do sabonete e aprendido muito. É gratificante trabalhar em equipe e contar com o apoio da escola e da professora Pauline”, disse.


“Queríamos criar uma alternativa ecológica e segura, que não fizesse mal aos bichinhos nem ao meio ambiente. Trabalhar nesse projeto mostrou como a ciência pode resolver problemas reais. É transformador viver isso com meus colegas e professora”, afirmou Thyfila Roberta Sampaio Bacelar, de 15 anos. 


Além de compor oficialmente a equipe com cinco estudantes, a professora promove o rodízio no Clube de Ciências da escola, permitindo que outros jovens também participem do processo, experimentem a liderança e se envolvam com os projetos de colegas.


Também participaram do projeto os alunos Mikaely Eduarda Campos de Lima (15 anos), Aysso Murilo Soares Gama (16 anos) e Paulo Eduardo Dubczak de Morais (15 anos). 


RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO – Pela conquista da vaga na semifinal, cada professor-orientador das equipes semifinalistas recebeu um tablet Samsung. Agora, a expectativa do grupo é avançar para a grande final no dia 1.º de dezembro. “Estamos confiantes, mas também muito gratos por chegar até aqui. Representar nossa escola e nosso Estado já é uma vitória”, acrescenta Pauline.


SOLVE FOR TOMORROW BRASIL – É um programa global da Samsung que incentiva estudantes e professores da rede pública a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais de suas comunidades, utilizando ciência, tecnologia e criatividade. Na edição de 2025, milhares de projetos de todo o país se inscreveram, e apenas 20 foram selecionados para a semifinal.